Onde Comer

[Onde Comer][bleft]

Como fazer

[Como fazer][threecolumns]

Últimas Notícias

[Notícias][bsummary]

Vermelho, quente, chilli, pimenta. Me Gusta!

Pimenta, milho e feijão. Estes ingredientes são a base da comida mexicana e a ordem de importância é está mesmo. A comida mexicana ganhou fama no mundo por ser muito condimentada.
.                                                                                                Imagens: Gabriella Simões


Reportagem: Miguel Brusell

Pimenta, milho e feijão. Estes ingredientes são a base da comida mexicana e a ordem de importância é está mesmo. A comida mexicana ganhou fama no mundo por ser muito condimentada. E foi exatamente a pimenta carregada que despertou o interesse do Chef Jorge Moura, do Restaurante Me Gusta, do Rio Vermelho.

Nascido e criado em Salvador, o Chef se dedica ao estudo da culinária e da cultura Mexicana há cerca de oito anos. “Eu sempre gostei muito de pimenta, até que decidi fazer um curso de culinária mexicana no Senac e me apaixonei. Foi amor a primeira pimenta”, afirma.

Mas a pimenta carregada, que despertou o interesse do Chef, é o maior obstáculo para quem quer montar um restaurante da culinária Mexicana, fora do México. “Tudo que servimos aqui é da culinária mexicana, mas tivemos que diminuir a quantidade de pimenta, para a capacidade das pessoas que não são mexicanas”, revela.

Segundo Jorge Moura, a pimenta tem uma importância muito grande na cultura mexicana. “Eles conhecem várias espécies e as utilizam em quase tudo. O mexicano tem o primeiro contato com a pimenta no leite da mamadeira. Existe uma espécie que é arrancada do pé e chupada como se fosse uma bala. Então, a resistência deles à pimenta é muito grande”, afirma.


A criatividade com que adapta a culinária mexicana ao resto dos habitantes do mundo tem destacado o Chef Jorge, no mercado da culinária mexicana em Salvador. Profundo estudioso de pimenta, o Chef sempre conta com uma grande variedade de espécies para oferecer aos seus clientes.

Destaque para uma pimenta que é oferecida plantada em um jarro, discretamente, pousado na mesa. O menos observador pode até pensar que a planta do jarro é artificial, mas, na realidade, é uma variedade de pimenta que pode ser degustada. “No Me Gusta exploramos o sabor e não a intensidade”, revela o Chef.

Realmente, pelo menos, para quem come no Me Gusta, a pimenta da cozinha mexicana é uma companhia marcante, porem agradável. “Colocamos uma dose que não agride, apesar da pimenta ser percebida e até saboreada. Para quem gosta e quer mais, temos diversas variedades que podem ser acrescentadas”, revela.

Basta experimentar a pimenta do Me Gusta para perceber que ela não agride a ninguém. Até as crianças conseguem comer alguns pratos. A diferença para a pimenta da baiana do acarajé, que os baianos conhecem muito bem, é que a pimenta mexicana não fica “grudada” na boca por muito tempo.

Voce sente o sabor da pimenta no momento que está mastigando, mas depois de engolir ele não demora para sumir da boca.
Post A Comment
  • Blogger Comente usando Blogger
  • Facebook Comente usando Facebook
  • Disqus Comente usando Disqus

2 comentários :


Degustei

[Degustei][grids]