Onde Comer

[Onde Comer][bleft]

Como fazer

[Como fazer][threecolumns]

Últimas Notícias

[Notícias][bsummary]

As regiões vinícolas da Suíça

Dentro do programa que apresentei na ABS Rio incluiu-se uma degustação de vinhos suíços desconhecidos, apesar da qualidade. A razão para o desconhecimento é simples: os suíços bebem duas vezes mais litros de vinho do que os elaborados no país e a exportação é limitada.


Castello Luigi, da família Zanini.
Por: Euclides Penedo Borges

Dentro do programa inovador, que apresentei na ABS Rio, incluiu-se, pela primeira vez, uma degustação de vinhos suíços desconhecidos, apesar de sua qualidade. A razão para o desconhecimento é simples: os suíços bebem duas vezes mais litros de vinho do que os elaborados no país e a exportação é limitada. Agora, porém, os produtores suíços estão à procura de novos nichos de mercado fora das fronteiras.

A Região Oeste, de influência francesa, é a mais destacada, totalizando 11 mil hectares de vinhedos nas áreas do Vaud (às margens do Lago Léman), do Valais (no sopé dos Alpes) e de Neuchatel. As castas nativas dessas áreas são a tinta Humagne Rouge e as brancas Chasselas, Amigne e Petite Arvine em solos aluviais de cascalho, calcário e argila. Entre os produtores destacam-se a cooperativa do Provins Valais e as propriedades familiares de Germanier e de Chappaz.

O Nordeste, de língua alemã, é região de geadas, temperada pela presença de lagos (como o de Constança) e rios. A área cultivada é cinco vezes menor que a do Oeste. Predomina a tinta Blauburgunder (Pinot Noir) e as brancas Muller-Thurgau, Chardonnay e Gewürztraminer em solos de calcário, arenito e ardósia. A vinícola Gantenbein é representativa da área com seus Chardonnay e Pinot Noir.

A Região Sul, ou Ticino, a menor das três, é também a mais ensolarada, na fronteira com a Itália. Distingue-se pela predominância de Merlot em solos de granito, calcário e argila. Representativa dessa área de influência italiana é o Castello Luigi, da família Zanini.


Não vai demorar para que os vinhos suíços, simples, leves, fáceis de beber, se popularizem no entre nós, acompanhando, por exemplo, nossos fondues.

Post A Comment
  • Blogger Comente usando Blogger
  • Facebook Comente usando Facebook
  • Disqus Comente usando Disqus

2 comentários :


Degustei

[Degustei][grids]