Onde Comer

[Onde Comer][bleft]

Como fazer

[Como fazer][threecolumns]

Últimas Notícias

[Notícias][bsummary]

Desvendamos o segredo de Beto Pimentel

Aos 78 anos e com 23 filhos, Beto tem conciência que a sua maior furtuna é a alegria de viver. “A minha vida é de dia na agricultura e de noite na criatura”, explica, com uma risada contagiante.

Desvendamos o segredo de Beto Pimentel
Desvendamos o segredo de Beto Pimentel.
Imagens: Gabriella Simões
Reportagem: Miguel Brusell

O restaurante dele, o Tempero Tropical é o único do Brasil premiado pela famosa escola de culinária francesa Le Cordon Bleu; ele foi responsável pelo Buffet da festa dos quinhentos anos de descobrimento do Brasil; foi premiado, nos últimos onze anos, pela conceituada revista Quatro Rodas, entre outros prêmios. Atualmente, é um dos baianos mais ilustres e reconehecidos pela competência e sucesso.

Apesar disto, Beto Pimentel, que é Engenheiro Agronomo e Chef de Cozinha formado pelo Senac de São Paulo, conserva a simplicidade e o riso fácil do homem do campo. Passa bem longe dele, a arrogancia e mau humor que caracterizam, folcloricamente, os grandes Chefs. Também não faz segredos, como a maioria dos Chefs, de seus temperos e descobertas.



  .
Para qualquer um, ele conta, com orgulho e didáticamente, como faz o seu próprio Azeite de Dendê, que é bem mais fácil de digerir, deixando a comida baiana bem mais leve. Aos 78 anos e com 23 filhos, Beto tem conciência que a sua maior furtuna é a alegria de viver. “A minha vida é de dia na agricultura e de noite na criatura”, explica, com uma risada contagiante.


Também conta com orgulho, o segredo da sua vitalidade que permite, apesar da idade, a lida diária entre o atendimento personalizado aos clientes do Restaurante Paraíso Tropical e os cuidados com o pomar que lhe fornece as frutas que lhe proporcionou todo o seu reconhecimento como um dos maiores Chefs de cozinha da história do Brasil.

Quando nos alimentamos precisamos de proteína e de nutrientes. As proteínas conseguimos nas carnes, mas os nutrientes só estão nas frutas. Então, quando acrescentamos as frutas nas refeições temos uma alimentação completa e demoramos mais para sentir fome de novo. Por isso, aconselho sempre acrescentar frutas à refeição. Pode ser na sobremesa, também. Quanto maior variedade melhor. O ideal é pequenas quantidades e muita variedade”, ensina.




Como chegar no Paraíso Tropical
  .



A sugestão do Chef

Para o Comida da Bahia, o Chef Beto Pimentel sugeriu o Dandá de Camarão que são camarões envolvidos com um creme feito com germe de coco e azeite de dendê, que parece um vatapá, acompanhado com aipim cozido e manteiga e garrafa, arroz com temperos especiais.

O prato foi harmonizado pelo sommelier Luciano de Souza, diretor comercial da Adega Bard, com o vinho branco argentino, Tomero, que é um vinho jovem, seco, feito com a uva do tipo Torrontes, na região de Mendoza.

Post A Comment
  • Blogger Comente usando Blogger
  • Facebook Comente usando Facebook
  • Disqus Comente usando Disqus

3 comentários :


Degustei

[Degustei][grids]