O Chef

[O Chef][bleft]

Onde Ficar

[Onde Ficar][threecolumns]

Últimas Notícias

[Notícias][bsummary]

Azeite Doce traz culinária do futuro para Bahia

Além de ter sabor, o alimento tem que ser funcional, servindo como aliado para se viver mais e melhor.
.                                                     Imagens: Gabriella Simões

Reportagem: Miguel Brusell

O nome azeite doce remete a um produto que, segundo estudos, o homem já utiliza há cerca de seis mil anos. Mas a proposta do Restaurante Azeite Doce, localizado ao lado do cinema no primeiro piso do Shopping Barra, está trazendo para a Bahia a tendência mais moderna da culinária internacional.

O tempo em que se alimentar era, apenas, um prazer para os sentidos ficou no século passado. Na culinária moderna, além de sabor, o alimento tem que ser funcional, servindo como aliado para se ter uma vida mais saudável. Através da alimentação correta, o homem de hoje quer viver mais e melhor.

Estudando o passado, conectado com o presente, o dublê de chef de cozinha e empresário Saul Mazur fez história quando idealizou o conceito e o cardápio do Azeite Doce. Nascido em Salvador, filho da revolução de 1964, Saul morou por 20 anos entre a França, Bélgica e Portugal, trabalhando com alimentos orgânicos.




Está experiência lhe proporcionou o conhecimento necessário para trabalhar no ramo da alimentação, no seu retorno ao País, há cerca de cinco anos. Em contato com a cultura do Velho Mundo, Saul aprofundou seus conhecimentos sobre o Azeite Doce, elemento comum em todos os pratos do Restaurante.
  . 


Devido aos seus inúmeros benefícios para a saúde, o azeite doce é o maior símbolo desta culinária feita com alimentos orgânicos. Segundo Saul, os alimentos orgânicos são produzidos obedecendo certas regras que vão garantir que estão livres de hormônios, inseticidas e outras substâncias nocivas à saúde.



Cardápio do Azeite Doce

Todos os itens oferecidos no Azeite Doce são produzidos no próprio estabelecimento. O cardápio atende a quem é adepto da alimentação vegetariana ou não. No sistema de comida à quilo, os alimentos são divididos em uma área de saladas e outra de pratos quentes, sempre com uma opção de alimentação vegetariana.

Entre os pratos quentes, existem as seções de carne, frango e peixe, que é a única proteína sem ser orgânica oferecida. A seção de sobremesas tem pudins, musses e tortas de chocolate e frutas da estação. Para encerrar com chave de ouro, o Azeite Doce tem um Café com Cardamomo que lhe transporta para uma roça.



O Chef de Cozinha Hermínio é responsável pelo funcionamento da cozinha do Restaurante Azeite Doce.


    .
Benefícios da ingesta regular do Azeite Doce

Óleo extraído da azeitona, fruto da oliveira, o azeite é chamado de doce quando dá esta sensação na parte anterior da língua, contudo, sem ser um produto açucarado. O sabor doce mascara o sabor amargo e picante do azeite. Segundo estudos, o primeiro uso do azeite pelo homem foi na Mesopotâmia, há cerca de seis mil anos.

O óleo foi usado untado ao corpo para proteger do frio. Só foi utilizado na culinária três mil anos depois. Os primeiros relatos de benefícios para a saúde são dos Gregos, há cerca de setecentos anos antes de Cristo. Os últimos estudos concluíram que o azeite reduz o risco de derrame, a depressão e a fome entre refeições.

Mas o homem já sabe há muito tempo que o óleo de oliva possui várias substancias benéficas à saúde. A ingesta regular do Azeite Doce reduz o mau colesterol e o risco de infarto e AVC; Previne oxidações biológicas, reduzindo a formação de radicais livres nocivos à saúde, que são responsáveis pelo envelhecimento e o câncer.

Cientistas observaram que os povos das regiões do mediterrâneo tem vida mais saudável com baixo nível de infarto e câncer, por serem os maiores consumidores do óleo de oliva e terem uma dieta saudável, a base de peixe e verduras. A France Presse divulgou, no dia 15 de junho, que um estudo nos Estados Unidos que comprova que o Azeite de Oliva reduz, em até 41%, o risco de derrame e AVC em idosos.

Segundo a agência EFE, a alimentação com azeite ajuda a controlar a fome entre refeições. A inclusão de azeite de oliva na alimentação ajuda o organismo a manter a sensação de satisfação e a prolongar o tempo entre as refeições, segundo estudo publicado pela revista "Cell Metabolism".

Recentemente, a jornalista Ilze Scamparini divulgou um estudo que comprova que o Azeite de Oliva pode combater depressão. Estudos revelaram que o azeite aumenta a serotonina no organismo, provocando um efeito semelhante ao dos antidepressivos.
Comente
  • Blogger Compartilhe no Blogger
  • Facebook Compartilhe no Facebook
  • Disqus Compartilhe no Disqus

Um comentário :

  1. Ôxi ômi! Num é que cê foi lá no meu blogue!?

    Brncadeira...achei bem legal voce ter conhecido um pouquinho do meu trabalho e ter a gentileza de se tornar mais um amigo seguidor.
    Desejo-lhe sucesso e muitos amigos!

    Abs.

    Luiz

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós.


Degustei

[Degustei][grids]