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4 motivos para escolher a cerveja artesanal como a bebida do carnaval

Uma das datas mais queridas e esperadas pelos brasileiros já está chegando: o carnaval, traz o ar de comemoração e a MeuChope explica as vantagens da cerveja artesanal e os seus diferenciais.
 
4 motivos para escolher a cerveja artesanal como a bebida do carnaval
4 motivos para escolher a cerveja artesanal.
Colaboração de texto e foto: Giovana Cardozo/Gabriela Santi/PR & Eventos
 
Uma das datas mais queridas e esperadas pelos brasileiros já está chegando: o carnaval. Época de festividades, fantasias e muita diversão, os famosos bloquinhos e desfiles de escolas de samba trazem o ar de comemoração. Com a folia, muitos aproveitam também para experimentar novos drinks e bebidas. Pensando nisso, a MeuChope, maior carteira digital de tomadores de cerveja artesanal do Brasil, explica a importância do artesanal e os seus diferenciais.
 
“O processo de fabricação do chope é artístico, porque é onde o mestre cervejeiro consegue expressar toda a sua visão e a experiência que ele tem em um produto. É valorizar o que é local”, explica Augusto Sato, co-CEO da MeuChope. “O artesanal tem história e, tudo que tem história, agrega mais.”
 
Qualidade e controle na produção
 
Cervejas artesanais ou chopes são bebidas feitas com matéria-prima de alta qualidade em pequenas e médias cervejarias. Segundo a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), micro cervejarias se caracterizam, normalmente, pela produção de pequenas quantidades de cerveja desenvolvidas com ingredientes especiais. Sendo assim, entende-se que para manter o controle e o atributo para uma produção de primeira, é necessária uma fabricação menor;
 
Exclusividade e personalidade
 
A cerveja artesanal tem suas vantagens quando o assunto é exclusividade: possui identidade própria, pois cada rótulo carrega a história do criador, a mensagem emitida e uma receita; reúne ingredientes nobres e um cuidadoso processo de fabricação; e oferece diversidade, já que a produção pequena possibilita que o mestre cervejeiro brinque com temperos e ingredientes na formulação do produto;
 
Aromas e sabores para todos os gostos
 
A cerveja artesanal é uma bebida fermentada, quase um organismo vivo. Com levedura, vários nutrientes com uma condição probiótica que é do próprio produto, a cerveja artesanal não passa pelo processo de pasteurização, diferente das industrializadas. Isso faz com que aromas e sabores sejam preservados.
 
Fortalecimento regional
 
Para produzir uma cerveja artesanal existe um processo geral comum a todos os fabricantes. No entanto, o que diferencia um produto do outro é basicamente os tipos de ingredientes selecionados. Para inovar nesse segmento, o produtor prioriza a qualidade dos ingredientes e investe em insumos locais, promovendo a identidade do produto final e fortalecendo a região em que está instalado.
 
Atualmente, o Brasil tem mais de 1500 cervejarias registradas. Houve um crescimento de 48,5% no número de cervejarias, nos últimos 20 anos, segundo o Anuário da Cerveja de 2021, fornecido pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). E, segundo o Anuário da Cerveja, 69% das cervejarias com fábrica própria consideram que os locais mais importantes onde as cervejas podem ser encontradas e pelos canais de venda direta ao consumidor final: ou seja, bares, restaurantes e eventos. Segundo um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) , o faturamento do setor de bares e restaurantes no carnaval de 2023 será de R$3,63 bilhões.
 
Sobre a MeuChope
 
A MeuChope é uma startup capixaba criada pelos empresários Bruno Medeiros e Augusto Sato, que fomenta o mercado de chope artesanal e impulsiona o mercado com soluções em inteligência de negócios. Lançada oficialmente em janeiro de 2022, a empresa já tinha um histórico de experiência com o setor - desde 2020, Augusto, com uma atuação de 20 anos na área de eventos, já desenhava o que seria a MeuChope. Com a entrada de Bruno como sócio, a marca escalou e recebeu seu primeiro investimento, de R$ 5 milhões, do americano Michael Nickalls.
 
Hoje, a marca conta com 32 colaboradores, presença em sete Estados do Brasil, com mais de 100 cervejarias impactadas diretamente pela tecnologia da InTap e um valuation de R$ 40 milhões. A carteira digital unificada é aceita em mais de 380 estabelecimentos e nos principais eventos cervejeiros do Brasil.
 
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