Vamos para Vinícola

[Vamos para Vinícola][bleft]

Últimas Notícias

[Notícias][bsummary]

Adega

[Adega][threecolumns]

Como fazer Arroz de Hauçá para a Sexta-feira Santa

O Arroz de Hauçá é um prato da culinária baiana feito com arroz, carne seca e camarão fresco ou seco, mas para a Sexta-feira Santa trocamos a carne seca pelo bacalhau e harmonizamos com o vinho chileno Autoritas, da uva Chardonnay.

Como fazer Arroz de Hauçá para a Sexta feira Santa
Como fazer Arroz de Hauçá para a Sexta-feira Santa.
Por Miguel Brusell
Imagens; Gabriela Simões
 
A gastronomia e a culinária são incríveis porque nelas é possível utilizar aquela máxima: “Faça o que tu queres, porque é tudo da lei”. A sua vontade e o seu gosto, na realidade, é a lei. Então, pegamos um tradicional prato da culinária baiana, o Arroz de Hauçá e adaptamos a nossa vontade para puder ser degustado na Sexta-feira Santa, quando temos o costume e a tradição de não ingerirmos carne.
 
O Arroz de Hauçá é cozido com bastante leite de coco e com açúcar, para ficar um pouco adocicado e empapado. Aí vem a Carne Seca frita no entorno. Para a Sexta-Feira Santa, trocamos a carne seca pelo bacalhau. Depois vem cebolas também esbranquiçadas e, por cima, um camarão fresco ou seco. Consome-se com molho de pimenta-malagueta.
 
No candomblé, é uma comida ritual trazida da África pelos hauçás, cozido somente com bastante água: não se coloca óleo, tempero, ou sal, pois será oferecido a Oxalá e Iemanjá, podendo ainda ser oferecido a todos os orixás, em formato de bolas ou numa tigela.
 
Os hauçás são uma etnia que habita até os dias de hoje a região da Nigéria, muitas pessoas desse grupo de negros islamizados foram trazidas escravizadas para cá. Os hauçás geralmente não comiam azeite, porque eram islâmicos. Mas, a receita teve esse toque baiano e o prato terminou ganhando esse azeite por cima.
 
O Autoritas Chardonnay é um vinho fino branco seco produzido no Vale Central do Chile, pelo enólogo Nicolas Bizzarri da vinha Luis Felipe Edwards e o seu nome significa prestígio, respeito que foram conseguidos graças às suas modernas técnicas de vinificação da uva Chardonnay, ao terroir e ao microclima da região. É um vinho fresco, vibrante, com notas de damasco, suave textura na boca e um final perseverante. Ideal para acompanhar pescados, lagostas e saladas.

 
Ingredientes
Arroz
4 ½ xícaras de arroz cozido
1 ½ xícaras de leite de coco
Açúcar a gosto
 
Bacalhau
5 colheres de azeite
1 cebola média (rodelas finas)
350g de Bacalhau desfiado
 
Camarão
3 colheres de azeite de dendê
½ cebola picadinha
350g de camarão seco e limpo
Sal e pimenta a gosto
Coentro picadinho a gosto
 
Molho de pimenta
½ tomate (sem pele e sem semente)
1 colher de camarão seco
2 colheres de azeite
2 colheres de azeite de dendê
2 cebolas raladas
1 colher de suco de limão
½ colher de pimenta dedo-de-moça
2 colheres de água quente
 
Modo de preparo
Arroz
Em uma panela, coloque o arroz já cozido e o leite de coco. Deixe cozinhando em fogo baixo e adicione o açúcar. Tampe e reserve.
 
Bacalhau
Deixe o Bacalhau de molho e troque a água pelo menos duas vezes. Cozinhe e desfie. Em seguida, aqueça o azeite e coloque a cebola. Deixe murchar e adicione o Bacalhau desfiado. Misture bem e também reserve.
 
Camarão
Aqueça o azeite e o azeite de dendê, coloque a cebola e deixe murchar, adicione o camarão já limpo e o leite de coco. Refogue, tempere com sal e pimenta. Desligue e fogo e junte o coentro bem picadinho.
 
Molho de pimenta
No liquidificador, coloque o tomate sem pele e semente, o camarão seco e o azeite. Bata bem e reserve. Em uma panela, puxe no azeite de dendê, a cebola ralada e o molho do liquidificador. Misture bem e acrescente o suco de limão e a pimenta dedo-de-moça picadinha. Deixe refogar e adicione a água fervente. Reduza e reserve.
 
Montagem
Em um prato de sua preferência, coloque o arroz no centro e carne de sol ao redor. Em cima, coloque o camarão e acrescente o molho de pimenta para finalizar.
 
Post A Comment
  • Blogger Comente usando Blogger
  • Facebook Comente usando Facebook
  • Disqus Comente usando Disqus

Nenhum comentário :


Degustei

[Degustei][grids]