Onde Comer

[Onde Comer][bleft]

Como fazer

[Como fazer][threecolumns]

Últimas Notícias

[Notícias][bsummary]

Comida da Bahia: Onde comer comida peruana em Salvador

Com a bandeira do seu País na porta, a cozinheira Giovana Gallardo é a chefe do Restaurante "O Peruano" que serve Ceviche, Frutos do Mar e o melhor da Tradicional Cozinha do País Andino na Barra, em Salvador.
 
Comida-da-Bahia-Onde-comer-comida-peruana-em-Salvador-Imagens-Gabriela-Simões
A Causa de Camarão é leve, fresca e deliciosa.
Por Miguel Brusell
Imagens: Gabriela Simões
 
Sim. É possível. Aqui em Salvador, no bairro da Barra, é possível viver uma experiência gastronômica que vai lhe remeter há um País que tem a culinária, constantemente, premiada internacionalmente e os seus chefs, também, costumam ganhar distinções e prêmios internacionais. A responsável por esta viagem dos sentidos, Giovana Gallardo imigrou para o Brasil há sete anos e há dois vive na Bahia, onde veio prestar uma consultoria e decidiu viver e criar a sua filha baiana de pouco mais de um ano.

Comida-da-Bahia-Onde-comer-comida-peruana-em-Salvador-cerveja-Cusqueña-tradicional-Pisco-Sour
tradicional Pisco Sour e a cerveja Cusqueña.
Para sorte dos baiano, os ingredientes frescos, como os peixes e mariscos, o mar e o clima litorâneo, como na sua terra natal, foram decisivos para a peruana escolher ficar por aqui, quando o trabalho de consultoria em um restaurante para o qual fui contratada encerrou. A gastronomia peruana é conhecida mundialmente através de pratos e produtos que levam ingredientes nativos que, não se encontram em outros lugares.
 
Tarwi, chuño, quinoa, amaranto, moraya, cochayuyu, maca peruana, coca, uchu, olluco e papa oca são alguns destes insumos. Apesar deste ingredientes exclusivos, a gastronomia peruana sofre a influência de quatro continentes. Na última década do século XX e inícios do século XXI começou a popularizar-se fora de suas fronteiras, sendo reconhecida em 2012 como principal destino culinário a nível mundial.

 
Em Salvador, você pode saborear alguma desta delícias em um ambiente sem muito luxo ou requinte, mas que serve uma comida honesta e muito saborosa, ouvindo uma playlist que privilegia os artistas do país da proprietária e compõe o clima andino, juntamente com as toalhas de tecido colorido com paisagens e desenhos, trazidas do Peru.

Comida-da-Bahia-Onde-comer-comida-peruana-em-Salvador-cozinheira-peruana-Giovana-Gallardo
Giovana levou a filha Catarina para conhecer o Peru.
Nascida na pequena província de Cajamarca, no norte do País, Giovana aprendeu com a mãe e um de suas irmãs mais velhas, os truques da cozinha andina. Com ingredientes trazidos do Peru como as pimentas Ají Amarelo e Ají Panca; a canchita; a chincha morada, Giovana oferece pratos, sucos e drinques, como o delicioso Pisco Chincha, um parente próximo do tradicional Pisco Sour, drinque oficial do Peru e que é um dos carros-chefes da carta de bebidas da casa.
 
Para a degustação, nós fomos recebidos por Mariana Kirstus, que no momento está na gerencia da casa, com uma cerveja peruana, feita de trigo chamada de Cusqueña, que é um símbolo do País e vale muito à pena para quem gosta de cerveja. É muito saborosa. Para entrada, nos foi servido um dos mais pedidos do cardápio, o Ceviche de peixe branco com batata e chips de banana, que chega à mesa numa barquinha plástica, muito usada nos restaurantes orientais.
 
Outra campeã é a Causa de Camarão, um purê de batata prensado com recheio de maionese feita na casa, abacate, ají amarelo e camarões. Além de bonito, é leve, fresco e delicioso. Degustamos a Causa de Camarão harmonizada com a dupla Pisco Chincha, um suco delicioso, e o tradicional Pisco Sour feito com cachaça de uva.


Comida-da-Bahia-Onde-comer-comida-peruana-em-Salvador-Torta-aos-Três-Leches
A saborosa torta peruana aos Três Leches.
No prato principal, nos foi servido um arroz de mariscos que, como o nome já diz, é uma espécie de paella marinera mais caldosa e caprichada com mexilhão, polvo, camarão e outros frutos do mar. Na sobremesa saboreamos a Torta aos Três Leches que é gelada, leve, bem molhadinha, feita com três tipos de leite, o condensado, o creme de leite e leite vaporizado.
 
A lista de pratos do cardápio é imensa e ficamos com vontade de experimentar clássicos como o Lomo Saltado, feito com filé mignon; o pulpo anticuchero (um polvo delicioso) e o anticucho (espetinho com pequenos pedaços de coração bovino). Ou ainda há os pratos à base de macarrão (os tallarines), o Chicharron de pescado (peixe frito), o tamal peruano feito com milho moído, dentre outros.


Post A Comment
  • Blogger Comente usando Blogger
  • Facebook Comente usando Facebook
  • Disqus Comente usando Disqus

Nenhum comentário :


Degustei

[Degustei][grids]