Onde Comer

[Onde Comer][bleft]

Como fazer

[Como fazer][threecolumns]

Últimas Notícias

[Notícias][bsummary]

As várias faces da Tempranillo

Presente em diversos terroirs da Espanha e de Portugal e aclimatada com sucesso na Argentina, a uva Tempranillo deve seu nome à sua maturação e colheita precoce.


A uva Tempranillo tem à sua maturação e colheita precoce.
Por: Euclides Penedo Borges

Presente em diversos terroirs da Espanha e de Portugal e aclimatada com sucesso na Argentina, a uva Tempranillo deve seu nome (“temprano” = cedo) à sua maturação e colheita precoce. Em geral é colhida duas ou três semanas antes de outras variedades tintas como a Garnacha, na Espanha, e a Malbec, na Argentina.

A uva, de bago esférico, casca tinta azulada, em cacho de tamanho médio, compacto e alargado, distingue-se das outras de vinhedos vizinhos pelas folhas de cinco lóbulos superpostos, com seio peciolar fechado. Tem preferência por climas entre temperado e quente com elevada amplitude térmica como é o caso de Ribera Del Duero e de Mendoza.

A uva Tempranillo tem à sua maturação e colheita precoce. Suas características garantem personalidade a seus vinhos, mas seu mosto não é rico nem em açúcares nem em ácidos, principalmente na Rioja, onde precisa contar com a companhia da Garnacha e da Graciano para atingir a alcoolicidade e acidez desejáveis, respectivamente.

A Tempranillo tem vários sinônimos: é Tinto Fino, em Ribera Del Duero; Cencibel, em La Mancha; Ull de Llebre, na Catalunha; Tinta Roriz, no Douro e Aragonês, no Alentejo. Na Argentina, Tempranillo ou Tempranilla, sendo famoso o Tempranillo da série “Q” da Família Zuccardi.

Também os aromas mais encontrados em seus vinhos são inúmeros. Da fruta: morango, amora, ameixa, mirtilo; da barrica: madeira, tabaco, baunilha, especiarias; do envelhecimento em garrafa: couro, nozes...

Tudo isso sem esquecer que, a partir da Tempranillo, são elaborados alguns dos melhores vinhos do mundo, na Espanha, como o Vega Sicília Único e diversos Rioja Reserva e Gran Reserva.

Post A Comment
  • Blogger Comente usando Blogger
  • Facebook Comente usando Facebook
  • Disqus Comente usando Disqus

Nenhum comentário :


Degustei

[Degustei][grids]