Clubes de vinhos: a "mania" charmosa que conquistou o consumidor brasileiro
Fazer parte de um clube de vinhos torna o
consumidor um apreciador de rótulos exclusivos e virou diferencial de público
no Brasil.
Colaboração de texto: Leonardo Curra/Clube Vinhos Nacionais
Colaboração de foto: Josi Quevedo/SmartCom
Um dos motivos dessa “mania” charmosa foi a
busca por uma maior qualidade da bebida e a vontade de ser surpreendido, mês a
mês, pela escolha especial de sommeliers ou grandes marcas. É verdade que a
pandemia impulsionou esse comportamento: o consumo de vinho cresceu bastante no
país. No caso do Clube Vinhos Nacionais, em 2020, observamos altas de 30% ao
mês. Mas, agora, passada essa onda, grande parte dos sócios continua ativa e
demonstra que essa novidade vem mudando a relação dos tomadores de vinho com a
bebida e o mercado corresponde a essa realidade.
Os
clubes de vinhos têm diferentes origens e motivações de surgimento e englobam
produtos que se adequam a especificidades para atender os mais variados gostos.
Um dos ícones do segmento é a The Wine, serviço pioneiro de assinatura de
bebidas que, de uma certa forma, nos inspirou no modelo de negócio, e há também
a Grand Cru que, da mesma forma, tem um clube renomado. Só que, no nosso caso,
inovamos com pequenos produtores brasileiros e apresentamos ao mercado
vinícolas boutiques com alto nível de qualidade que ofertam vinhos mais raros.
Assim, atendemos um nicho importante que se desenvolve com força no território:
somos o primeiro clube de vinhos 100% brasileiro.
Começamos com a loja física e a ideia do clube
tomou forma em 2019 movidos pelo intuito de chegar em outras regiões,
especialmente sudeste, norte, nordeste e centro-oeste, enviando o produto para
pessoas distantes geograficamente, mas que são sedentas pelas raridades da
viticultura. Portanto, entregar uma fina curadoria de vinhos para um circuito
seleto nas mais diversas regiões é um trabalho interessante e estimulante, que
mensalmente se renova.
Vale mencionar que, independentemente do clube
de vinhos, esse comércio coloca em operação um fenômeno de divulgação muito
direta sobre a exclusividade dos produtos, que é a indicação do serviço,
principalmente, entre amigos.
Trata-se de um mercado mais exigente, que quer
descobrir novos rótulos, já teve boas experiências, é um conhecedor da bebida
e, por isso, quer provar sabores únicos. Tratam-se de clientes atentos a toda a
cadeia de atendimento (da embalagem à logística) que querem degustar um sabor
magnífico. Eles têm uma curiosidade fora da média e nosso papel é facilitar o
acesso aos seus desejos com as melhores novidades.
Loja Vinhos Nacionais
A Vinhos Nacionais é a maior loja exclusiva de
vinhos brasileiros, e tem a frente a curadoria dos sommeliers Leonardo e César
Curra. É especializada na seleção e venda de vinhos e conta com mais de 1800
rótulos. Opera por meio da loja física, em um amplo e elegante espaço, em
Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, e também pela loja virtual. A marca tem o
serviço Clube Vinhos Nacionais, com sócios que recebem mensalmente vinhos
selecionados de acordo com os planos inspirados na vindima: Plantação,
Brotação, Floração e Maturação. A Vinhos Nacionais é frequentemente indicada
entre as cinco melhores lojas do Rio Grande do Sul e César Curra foi eleito
Personalidade do Vinho 2021, pela Associação Brasileira de Sommeliers – Seção
RS (ABS-RS).
Clubes de vinhos conquistou o consumidor brasileiro. |
Colaboração de foto: Josi Quevedo/SmartCom
Loja
Labels
Adega
Post A Comment
Nenhum comentário :