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Churrasco e Vinho, combinação ganha cada vez mais paladar dos brasileiros

Comidas preparadas na brasa são ótimas para serem apreciadas com vinhos. O sommelier Sergio Cruz, da Cantu Grupo Wine, mostra que esta harmonização está cada vez mais popular no Brasil.
 
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Churrasco e Vinho, combinação agrada os brasileiros.
Colaboração de texto e foto: Gabriella Garland/Hercog
 
O vinho é uma bebida que pode elevar qualquer experiência gastronômica e isso inclui o tradicional churrasco brasileiro. Enquanto muitos podem associar o churrasco principalmente à cerveja gelada, a harmonização com vinho tem se mostrado cada vez mais popular e surpreendente.
 
A arte de combinar vinhos com churrasco pode parecer desafiadora à primeira vista, mas com as escolhas certas é possível criar uma experiência sensorial única, que eleva tanto os sabores da carne quanto os do vinho. Para ajudar nessa jornada, o sommelier Sergio Cruz, da Cantu Grupo Wine, a casa das grandes marcas, traz suas sugestões de rótulos que harmonizam perfeitamente com diferentes cortes e estilos de churrasco.

 
“No Brasil, celebramos o churrasco de forma especial, e não poderia haver uma data mais adequada do que o dia 24 de abril, em homenagem ao primeiro Centro de Tradições Gaúchas. A história do churrasco remonta os tempos dos índios nas Américas, que assavam carne ao ar livre, e evoluiu ao longo dos séculos, especialmente nas vastas terras do pampa, onde as tradições sulistas se enraizaram profundamente.”, explica o sommelier.
 
Hoje, o churrasco brasileiro abraça uma variedade de cortes e estilos, desde a clássica picanha até opções menos convencionais, como churrasco de legumes para os veganos. E para acompanhar essa diversidade de sabores, o sommelier indica os vinhos chilenos da Viña Ventisquero, importados para o Brasil exclusivamente pela Cantu Grupo Wine.
 
Para começar, o vinho Ventisquero Reserva Pinot Noir é uma escolha elegante e delicada para acompanhar cortes de frango temperados com ervas finas. Se a preferência for por uma costela suculenta com molho de barbecue, o Ventisquero Reserva Syrah é a escolha certa, com seus taninos marcantes e frutados.

 
Para os apreciadores de carne vermelha, o Ventisquero Reserva Merlot é uma excelente opção para harmonizar com uma fraldinha na brasa, enquanto a tradicional picanha ganha um novo patamar de sabor quando acompanhada pelo Ventisquero Reserva Cabernet Sauvignon, com sua estrutura e notas de frutas escuras.
 
E para aqueles que optam por churrascos mais leves, os legumes assados ganham destaque ao lado do Ventisquero Reserva Chardonnay, com sua acidez refrescante e notas de frutas tropicais. Por fim, o Ventisquero Red Blend Netão, blend exclusivo elaborado com Netão Bom Beef  e é uma escolha versátil que combina perfeitamente com cortes como bifes de chorizo ou ancho, elevando ainda mais os sabores dessa experiência gastronômica.
 
Vinho e o churrasco formam uma combinação irresistível, e com as sugestões do sommelier Sergio Cruz e os rótulos da Viña Ventisquero, cada momento à beira da churrasqueira se torna um brinde cheio de sabores e aromas.


Saiba mais sobre a cultura do churrasco no Brasil:
 
Segundo dados da Kantar, empresa líder mundial em dados, insights e consultoria, o consumo de churrasco em casa cresceu 27% entre 2020 e 2022, ou seja, no pós pandemia, com o brasileiro criando uma nova relação com opções de lazer na própria residência.
 
Encontros no fim de semana: a maior parte do consumo de churrasco ocorre nos finais de semana, um momento para encontrar amigos e família, segundo a consultoria,
 
O que vai para o fogo: os protagonistas do consumo no churrasco do brasileiro são carne de aves, bovina, linguiça e suínas, mas queijo e salsichas vêm ganhando espaço - presentes em mais de 5% das ocasiões, de acordo coma pesquisa da Kantar. Carnes de aves participam de 51,6% dos churrascos nos lares brasileiros, enquanto carnes bovinas estão em 44,7% desses momentos e linguiças aparecem em 30,6% deles.

 
Os dados acima fazem parte do Painel de Uso e Consumo da Kantar, que é formado por 4.000 indivíduos e representa 60 milhões de brasileiros, e do relatório trimestral Consumer Insights da Kantar, que contempla 11.300 lares brasileiros de todas as regiões e classes sociais do País.

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