Onde Comer

[Onde Comer][bleft]

Como fazer

[Como fazer][threecolumns]

Últimas Notícias

[Notícias][bsummary]

Como fazer Churrasco Brasileiro usando técnica Americana

O Churrasco Brasileiro é bem diferente do Americano, tanto na forma de preparar quanto nos tipos de carne e acompanhamentos.
 
Como fazer Churrasco Brasileiro usando técnica Americana
Como fazer Churrasco Brasileiro, com técnica Americana.
Por Miguel Brusell
Imagens: Gabriela Simões
 
Muito provavelmente, assar a carne com a brasa deve ter sido o primeiro ato de cozinhar do homem ou, no mínimo, um dos primeiros. Então, a lógica é que: cada povo, cada cultura desenvolveu a sua própria técnica de assar carne na Brasa. Muito apreciada em diversas parte do mundo, a forma brasileira de fazer o churrasco é muito diferente da americana.
 
A diferença mais marcante é que o Churrasco Americano é feito em uma churrasqueira fechada que possui duas câmaras: uma para a lenha ou carvão e outra para a carne. A temperatura da churrasqueira americana é geralmente mais baixa do que a brasileira demandando um tempo de cozimento mais longo.



Os cortes de carne mais populares no Americano são Costelas de porco, Peito bovino e o Frango, no Brasileiro são a calabresa, a picanha, o coração e as asinhas de frango. Outra grande diferença são os temperos usados no Churrasco Americano enquanto no Brasileiro é usados, apenas, o Sal Grosso e brasa. No Americano, a carne é temperada com sal, pimenta e diversos outros temperos a depender da região. Também é comum usar lenha de carvalho ou nogueira para defumar a carne, acrescentando sabor.
 
No Churrasco Americano quando usados cortes mais duros, como costela bovina ou peito bovino, é comum marinar a carne por algumas horas ou até mesmo durante a noite. Ao marinar, a carne fica mais macia e absorve os sabores do tempero.


Como-fazer-Churrasco-Brasileiro-com-técnica-Americana-Imagens-Gabriela-Simões1
Essa é a diferença do Bom Filé, sob o comando de Alemão.
Para fazer está bela peça de Maminha de Alcatra do Sol do Bom Filé Casa de Carnes, o Comida da Bahia resolveu misturar as duas técnicas, a brasileira e a americana. Do Churrasco Brasileiro pegamos o corte, a Maminha da Alcatra e a salga da Carne do Sol. Nesse momento é que deve se tomar cuidado, porque a Carne do Sol não pode estar muito salgada, tem que estar no ponto certo e você depende de um açougue que domine, muito bem, o processo. Essa é a diferença do Bom Filé, há 30 anos sob o comando de Alemão.
 
Do Americano, pegamos a marinada, não que a carne precisasse, mas, nós precisávamos de muito tempero para harmoniza com o vinho. Um tinto 🍷 Cerro da Cruz Reserva, da uva 🍇 Tannat, da Vinícola Nova Aliança de Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul que tem 14 meses de envelhecimento em barris de Carvalho. Um vinho muito especial que você só encontra no Hermes Empório, em Lauro de Freitas.
 
Um vinho vermelho rubi, com toques de violáceo, com notas de especiarias, baunilha, chocolate e tostados. No sabor, é encorpado, com acidez equilibrada, e com taninos presentes e marcantes. Ideal para carnes grelhadas e molhos fortes. Decidimos investir toda essa fortaleza na marinada, do Churrasco Americano, mas com temperos que nos usamos e estamos acostumados.



 
Ingredientes da marinada:
150ml de infusão de Alma da Serra com Uva da Hermes Empório de Vinhos
80ml de Azeite de Oliva Extra Virgem
1 colher de sopa de Páprica Doce
1 colher de sopa de Açafrão
1colher de sopa de Gengibre em pó
1colher de sopa de Cebola em pó
1colher de sobremesa de Pimenta Malagueta em pó
1colher de sopa de Açúcar Mascavo
 
Como optamos por não colocar nada ácido, como suco cítrico de fruta ou vinagre, deixamos a marinada na geladeira por 48 horas. Se a sua Carne do Sol for da parte mais dura, pode colocar algo ácido como suco de abacaxi ou limão siciliano na marinada mas deixe, no máximo, por 24 horas. Por mais tempo, pode endurecer a carne.

 
Depois de marinada, pode voltar ao tradicional Churrasco Brasileiro e colocar a sua carne na brasa da sua churrasqueira tradicional. Nós, brasileiros, gostamos muito disso. Apenas adeque a distância para não chamuscar, queimar por fora e ficar crua por dentro.
 
Para acompanhar essa maravilha, fizemos um refogado de pimentões vermelhos, amarelos e laranjas com cebola branca e rocha e um purê de Banana da Terra.
 
Post A Comment
  • Blogger Comente usando Blogger
  • Facebook Comente usando Facebook
  • Disqus Comente usando Disqus

Nenhum comentário :


Degustei

[Degustei][grids]