O Chef

[O Chef][bleft]

Onde Ficar

[Onde Ficar][threecolumns]

Últimas Notícias

[Notícias][bsummary]

Desvendamos o segredo de Beto Pimentel

Aos 78 anos e com 23 filhos, Beto tem conciência que a sua maior furtuna é a alegria de viver. “A minha vida é de dia na agricultura e de noite na criatura”, explica, com uma risada contagiante.
.                                                                       Imagens: Gabriella Simões


Reportagem: Miguel Brusell

O restaurante dele é o único do Brasil premiado pela famosa escola de culinária francesa Le Cordon Bleu; ele foi responsável pelo Buffet da festa dos quinhentos anos de descobrimento do Brasil; foi premiado, nos últimos onze anos, pela conceituada revista Quatro Rodas, entre outros prêmios. Atualmente, é um dos baianos mais ilustres e reconehecidos pela competência e sucesso.

Apesar disto, Beto Pimentel, que é Engenheiro Agronomo e Chef de Cozinha formado pelo Senac de São Paulo, conserva a simplicidade e o riso fácil do homem do campo. Passa bem longe dele, a arrogancia e mau humor que caracterizam, folcloricamente, os grandes Chefs. Também não faz segredos, como a maioria dos Chefs, de seus temperos e descobertas.


  .
Para qualquer um, ele conta, com orgulho e didáticamente, como faz o seu próprio Azeite de Dendê, que é bem mais fácil de digerir, deixando a comida baiana bem mais leve. Aos 78 anos e com 23 filhos, Beto tem conciência que a sua maior furtuna é a alegria de viver. “A minha vida é de dia na agricultura e de noite na criatura”, explica, com uma risada contagiante.

Também conta com orgulho, o segredo da sua vitalidade que permite, apesar da idade, a lida diária entre o atendimento personalizado aos clientes do Restaurante Paraíso Tropical e os cuidados com o pomar que lhe fornece as frutas que lhe proporcionou todo o seu reconhecimento como um dos maiores Chefs de cozinha da história do Brasil.

Quando nos alimentamos precisamos de proteína e de nutrientes. As proteínas conseguimos nas carnes, mas os nutrientes só estão nas frutas. Então, quando acrescentamos as frutas nas refeições temos uma alimentação completa e demoramos mais para sentir fome de novo. Por isso, aconselho sempre acrescentar frutas à refeição. Pode ser na sobremesa, também. Quanto maior variedade melhor. O ideal é pequenas quantidades e muita variedade”, ensina.




Como chegar no Paraíso Tropical
  .



A sugestão do Chef


Para o Comida da Bahia, o Chef Beto Pimentel sugeriu o Dandá de Camarão que são camarões envolvidos com um creme feito com germe de coco e azeite de dendê, que parece um vatapá, acompanhado com aipim cozido e manteiga e garrafa, arroz com temperos especiais.

O prato foi harmonizado pelo sommelier Luciano de Souza, diretor comercial da Adega Bard, com o vinho branco argentino, Tomero, que é um vinho jovem, seco, feito com a uva do tipo Torrontes, na região de Mendoza.

Comente
  • Blogger Compartilhe no Blogger
  • Facebook Compartilhe no Facebook
  • Disqus Compartilhe no Disqus

3 comentários :

  1. Adorei!!! Www.comerrezando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá equipe do blog Comida da Bahia.

    A Hepatite B é uma doença silenciosa que, em sua forma crônica, atinge mais de dois milhões de brasileiros. Apesar de ser uma doença comum, nem todos conhecem as formas de transmissão ou prevenção, como a vacina, que está disponível nos postos de saúde. Para diminuir os riscos e consequências da Hepatite B, precisamos reforçar a divulgação das informações básicas. Por isso, contamos com sua ajuda. Entre em contato para receber todo o material da campanha!

    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Seu blog é muito interessante e a cada dia evolui seu conteúdo. Parabéns! Adorei esse post.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós.


Degustei

[Degustei][grids]