Onde Comer

[Onde Comer][bleft]

Como fazer

[Como fazer][threecolumns]

Últimas Notícias

[Notícias][bsummary]

13º Festival da Tainha de Maraú em defesa da cozinha regional

Baianos e turistas têm um motivo a mais para escolher Maraú como destino no feriado prolongado do Dia do Trabalhador. 

13º Festival da Tainha de Maraú em defesa da cozinha regional
13º Festival da Tainha de Maraú em defesa da cozinha regional.

Colaboração de texto e fotos: Daniela Castro


De 1º a 3 de maio, a bela península localizada a cerca de 360 quilômetros de Salvador promove seu tradicional Festival da Tainha, que chega à 13ª edição na paradisíaca localidade de Barra Grande. Sob a coordenação da chef Rosa Gonçalves, o evento promoverá um encontro entre chefs de cozinha, pescadores, marisqueiras, estudantes de gastronomia e amantes da cozinha regional em torno de uma programação diversificada. A maratona de atividades gratuitas inclui rodas de conversa, aulas-show, torneio de pesca, oficinas de culinária e concursos de receita, além de atrações culturais locais.

Jantar para mil pessoas – O ponto alto fica por conta do jantar “Gratidão ao Mar”, que será servido para cerca de mil pessoas em plena Praça da Mangueira, ao preço simbólico de R$ 25,00. A organização estima o consumo de aproximadamente 2,5 toneladas de ingredientes, a maioria oriundos da pesca e da agricultura familiares.

O menu inclui delícias como gratin de tainha e aratu com inhame e crosta de castanha, arroz de coco verde com manga, farofa de banana-da-terra e salada de feijão verde com molho de mel de cacau. A tainha, carro-chefe do festival, aparece também servida na folha da bananeira, acompanhada de molho de tamarindo.

Rosa Gonçalves assina o cardápio em parceria com os chefs Richard James e Clodomiro Tavares. Mas eles não estarão sozinhos no comando das panelas. Entre os chefs convidados está o badalado quarteto formado por Caco Marinho (DOC Casual Dinning e El Caballito), Fabrício Lemos (Al Mare), Leonardo Roncon (AllSaints) e Dudu Prado (Lafayette), além de Zezinho Souza (Ercolano).

Chefs locais e estudantes de gastronomia também vão se juntar ao grupo para produzir o banquete, cuja proposta é promover uma confraternização entre os visitantes e a comunidade.

O jantar será servido em quatro ilhas, que homenageiam Edson de Santana, Dejanira Barbosa, Sinval Malaquias e Maria Sacramento. Trata-se do grupo precursor do Festival da Tainha, que surgiu em 2002 como uma grande celebração promovida pelas famílias dos pescadores em agradecimento pela fartura nas pescarias.


Novo festival em novembro– Uma das curiosidades desta edição do Festival da Tainha é que ele também servirá de mote para o lançamento de um novo evento, o Festival Gastronômico da Costa do Dendê, que terá como tema a herança culinária das comunidades quilombola e ribeirinha daquela região.

Também sob a coordenação da chef Rosa Gonçalves, o evento será realizado na primeira quinzena de novembro, com a presença de chefs brasileiros e estrangeiros. O cenário será o mesmo, a bela península de Maraú.

Programação:
01/05 (quinta-feira)
- Roda de conversa com “Seu Edi”, representantes da agricultura familiar e de comunidades quilombolas, com mediação da professora Lívia Liberato e do chef Clodomiro Tavares;
- Aula-show com os chefs Rosa Gonçalves, Clodomiro Tavares e Richard James;
- Aula-show com os chefs Caco Marinho e Leonardo Roncon;
- Aula-show com os chefs Dudu Prado e Fabrício Lemos;
- Eleição da Rainha do Festival da Tainha

02/05 (sexta-feira)
- Torneio de pesca;
- Palestras sobre meio ambiente;
- Apresentação de grupos folclóricos da região;
- Jantar “Gratidão ao Mar”;
- Cortejo e coroação da Rainha do Festival da Tainha

03/05 (sábado)
- Oficina infantil de pizza, com o chef Pablo Gallego;
- Oficina infantil de cupcakes, com a cake designer Bruna Mariano;
- Oficina de esculturas em frutas e verduras, com agarde manger Lucineide Ribeiro;
- Roda de conversa sobre o tema “A importância da Gastronomia de Raiz na Cultura Contemporânea”, com chefs convidados, donos de restaurantes, estudantes e profissionais da área;
- Concursos “Cozinha do Chef” e “Receita Lá de Casa”
- Lançamento do Festival de Gastronomia da Costa do Dendê
Post A Comment
  • Blogger Comente usando Blogger
  • Facebook Comente usando Facebook
  • Disqus Comente usando Disqus

Nenhum comentário :


Degustei

[Degustei][grids]