Onde Comer

[Onde Comer][bleft]

Como fazer

[Como fazer][threecolumns]

Últimas Notícias

[Notícias][bsummary]

Como fazer Jacaré 🐊 ao molho à Belle Meunière com Arroz Negro

A carne de Jacaré combinou muito bem com a riqueza e acidez do clássico molho francês, acompanhada do Arroz Negro em prato criado pelo Chef Marcos Lerner, da Confraria das Ostras Gourmet Store do Mercado do Rio Vermelho, para o Comida da Bahia.
 
Como-fazer-Jacaré-ao-Molho-Lá-Belle-Meunière-com-Arroz-Negro-Imagens-Gabriela-Simões
Jacaré 🐊 ao molho à Belle Meunière com Arroz Negro.
Por Miguel Brusell
Imagens: Gabriela Simões
 
No último Masterchef+, no desafio das carnes exóticas, sem dúvidas, um dos maiores, foi preparar um Jacaré para os três consagrados Chef-jurados do programa Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça. Rica em proteínas, vitaminas e minerais, a carne do Jacaré é uma boa opção para uma dieta saudável.
 
Com sabor suave e textura firme, a carne é branca, magra, com baixo teor de gordura e fica macia, apenas, quando preparada corretamente. Apesar de ser ligeiramente semelhante ao frango ou peixe, é difícil para quem nunca cozinhou. Pelo sorteio do bingo, o roqueiro Eduardo ficou com a difícil missão e teve 1 hora e 30 minutos para escolher ingredientes, organizar a cozinha e preparar um Escalope com Purê de Mandioquinha e Beterraba, salteado com manteiga, acompanhado de molho de tosta de Legumes, Tomate Confit e cogumelos Shitake frescos.



Como-fazer-Jacaré-ao-Molho-Lá-Belle-Meunière-com-Arroz-Negro-Imagens-Gabriela-Simões-Sous-Vide O Chef optou por cozinhar no método francês sous vide.
O Chef optou por cozinhar no método francês sous vide.
Com o resultado, Eduardo chegou à final na prova que foi vencida pela baiana Cida, que preparou uma Rã. Na final, Eduardo deu o troco, terminando o programa como campeão, junto com Maria do Carmo. No desafio do Comida da Bahia, o Chef Lerner preparou o Jacaré ao molho à Belle Meunière com Arroz Negro em 1 hora e 15 minutos.

Para conseguir a maciez, o Chef optou por cozinhar no método francês "sous vide", que e significa sob vácuo. A carne foi colocado no saco, especial para o método, acompanhada de uma generosa quantidade de Azeite de Oliva, Folha de Louro fresca, Pimenta Dedo-De-Moça, Tomilho Fresco, Manteiga com Alho Negro e Lascas de Limão Siciliano.

Ficou por uma hora cozinhando imersa em água, na temperatura controlada com termômetro, entre 50 e 60 graus centigrados, para ser cozida e atingir a maciez esperada. Após o cozimento, o Chef grelhou o Jacaré em uma panela de ferro, previamente aquecida, com o molho francês à Belle Meunière que deriva do clássico à Meunière, muito utilizado no preparo de peixes.
 
O Meunière leva manteiga, limão e salsa. A versão Belle Meunière é mais rica e complexa, com a adição de camarões, sálvia, azeitona, alcaparras e cogumelos frescos. O molho à “Belle Meunière" foi criado no século XX, por um gastrônomo francês que considerava a receita tradicional muito simples e sem sabor. A combinação do Jacaré com o molho à Belle Meunière foi uma ótima opção, pois ficou uma refeição saborosa e diferenciada.

 
Para acompanhar, o Arroz Negro, que tem um sabor terroso e textura rica complementou bem com o Jacaré e a acidez do molho. Além disso, o Arroz Negro é rico em nutrientes, o que torna o prato ainda mais interessante.


Post A Comment
  • Blogger Comente usando Blogger
  • Facebook Comente usando Facebook
  • Disqus Comente usando Disqus

Nenhum comentário :


Degustei

[Degustei][grids]