Onde Comer

[Onde Comer][bleft]

Como fazer

[Como fazer][threecolumns]

Últimas Notícias

[Notícias][bsummary]

Onde comer o melhor Filé Malassado da Bahia

Pense num restaurante capaz de fazer as pessoas cruzarem toda a cidade só para sentir a textura do seu Filé Malassado derretendo na boca.
 
Onde-comer-melhor-Malassado-da-Bahia-Restaurante-Caxixi-Imagens-Gabriela-Simões
O Caxixi serve o melhor Filé Malassado da Bahia.
Por: Miguel Brusell
Imagens: Gabriela Simões
 
Este restaurante é o Caxixi que, há mais de 60 anos vem fazendo as pessoas se deslocarem até a Rua do Cabeça, aquela que liga a Avenida Carlos Gomes ao Largo 2 de Julho, para degustar o prato que responde por cerca de 90 por cento dos pedidos da casa. Lá, é muito comum o cliente nem pedir o cardápio. Já entra pedindo o Malassado, acompanhado de uma Stella Atrois gelada, antes mesmo de escolher a mesa.
 
É tradição de muito baianos, ajeitarem as coisas, para aproveitar, qualquer ida ao centro, para almoçar no Restaurante Caxixi e sentir, mais uma vez, o sabor do Filé Malassado dissolvendo na boca. Quando a saudade aperta, alguns, confessam, que vieram do Centro Administrativo, da Pituba, Itapuã e até de Lauro de Freitas, pelo Metro, só para degustar o prato que é considerado, sem desmerecer os outros, o melhor Filé Malassado da Bahia.



Onde-comer-melhor-Malassado-da-Bahia-Restaurante-Caxixi-Imagens-Gabriela-Simões-Filé-Malassado
Harmonizamos o Malassado com o vinho Santa Helena.
O responsável por essa romaria diária atrás do Filé Malassado é o proprietário Batista. Baiano, nascido na cidade de Antas, mas criado em São Paulo, ele já foi e ainda é proprietário de outros restaurantes tradicionais do Centro da cidade. Segundo ele, o Filé Malassado já existia quando ele chegou de São Paulo, mas tinha diversas diferenças em relação ao que faz sucesso hoje.
 
Ele acrescentou o delicioso molho à base de tomate, que é um segredo único e guardado à sete chaves, e o torresmo que empresta muito mais sabor ao Filé. Para o Comida da Bahia, o Caxixi serviu o Filé Malassado acompanhado de Arroz, um Feijão de caldo caseiro e muito gostoso, salada de tomate, cebola, pimentão e alface e a verdadeira farinha da Bahia.

 
Batista harmonizou, muito bem, o Filé Malassado com o não menos deliciosos vinho chileno Santa Helena Reservado da uva Cabernet Sauvignon. Para a sobremesa, tivemos sorte de achar a verdadeira Goiabada Cascão com o queijo de Cuia Tipo Reino. Segundo Batista, está, cada vez, mais difícil achar a Cascão, mas quando ele consegue, oferece a experiência aos clientes.
 
Outro destaque da casa, sem dúvidas, é o delicioso Pudim de Leite que, também, teve toques de aperfeiçoamento do proprietário.

Post A Comment
  • Blogger Comente usando Blogger
  • Facebook Comente usando Facebook
  • Disqus Comente usando Disqus

Nenhum comentário :


Degustei

[Degustei][grids]