O que é que a Bahia tem

[O que é que a Bahia tem][bsummary]

Onde Ficar

[Onde Ficar][threecolumns]

Onde Comer

[Onde Comer][bleft]

Marco Stallone, o centurião romano do vinho

Com mais de mil e seiscentos metros quadrados de estoque para atender ao mercado de restaurantes brasileiros, a Vinifera Import, liderada por Marco Stallone, demonstra que é possível ter na mesa do brasileiro vinhos de excelência, com preços justos.

Marco-Stallone-centurião-romano-vinho-Comida-da-Bahia-Imagens-Gabriela-Simoes
Marco Stallone, o centurião romano do vinho.
Por Miguel Brusell
Imagens: Gabriela Simões

Facilmente, ele poderia ser chamado de Senhor do Vinho ou Dionísio. Marco Stallone Alborghetti nasceu em Roma e cresceu vendo o pai e o avô plantando uva para fazer vinho. Mas, o negócio da família, nunca foi o seu objetivo. Aos 19 anos seguiu o seu destino, foi tocar a sua vida longe dos vinhos da família e o seu trabalho o trouxe ao Brasil. Especialmente, para Salvador dos anos oitenta, onde desenvolveu uma paixão pela cidade e pelo povo.


 
Aposentado, satisfez o coração e veio morar em Salvador, mas sentiu falta do vinho. Começou a comprar os vinhos na Europa, junto com uns amigos, só para matar a saudade. Aos poucos, os amigos interessados em comprar vinhos foram aumentando e, de repente, temos um bom negócio aqui! Se juntou com outros dois dos pioneiros e abriu a Vinifera Import, com o propósito de inserir na mesa brasileira o melhor que há na Itália, nos outros países da Europa e da América do Sul.

Marco-Stallone-centurião-romano-vinho-Comida-da-Bahia-Imagens-Gabriela-Simoes-Calatia
A Vinífera Import busca alta qualidade em cada garrafa.
Vinifera Import é norteada pela busca de produtos de alta qualidade em cada garrafa, acompanhados de séculos de cultura, história e os valores de cada região produtora, sendo o elo entre quem produz e quem bebe o vinho. Por isso, a sua paixão pela bebida do Deus grego do vinho, Dionísio não tem fronteiras. Especialista nas bebidas da sua terra, Stallone, também, acumula muito conhecimento em rótulos de outras terras.
 
Entre os seus preferidos, destaca os vinhos do Brasil. “Aqui no Brasil tem muito vinho bom, de alta qualidade e que muitas vezes não são valorizados entre o público que não detém tanto conhecimento, por preferir os vinhos que estão na mídia”, explica o importador e vinhateiro. Sim, vinhateiro, além de importar vinho para o Brasil, Stallone também produz alguns rótulos.



Marco-Stallone-centurião-romano-vinho-Comida-da-Bahia-Imagens-Gabriela-Simoes-Calatia
O Dom Pietro Rosso Salento IGT, Special Limited Edition.
Entre os vinhos, produzidos por ele, que mais fazem sucesso está a homenagem ao seu avô, o Dom Pietro Rosso Salento IGT, Special Limited Edition, obtido a partir das uvas Primitivo, Negroamaro e Malvasia nera, cultivadas em solos argilosos da cidade de San Marzano di San Giuseppe, na região Mandúria, Salento, Puglia, onde ele cresceu. O avô de Marco fazia este mesmo vinho para agradar o paladar de sua esposa e sua filha, a mãe de Marco que gostavam muito por ser um vinho com sabor intenso, mas delicado como gostam as mulheres. Ideal para acompanhar um churrasco ou carne grelhada. É sobre isso, como diriam os “novinhos”.
 
Muito mais do que vinhos, a Vinifera Import vende experiência e história milenar de cultivo. Deste vinho, são produzidas, apenas, 90 ha de videiras por ano. A colheita ocorre nas primeiras semanas de setembro. O estágio do vinho é de 6 meses em carvalho francês. O afinamento continua, em garrafa, no mínimo por 6 meses antes da venda. Todo este trabalho produz um vinho saboroso e intenso na boca.


 
Para ilustrar o poder da mídia no preço do vinho, Marco conta a história dos vinhos Brunello di Montalcino DOCG e o Nobile Di Montepulciano Toscano Reserva, que são produzidos em duas cidades, Montalcino e Montepulciano, distantes cerca de 20 quilômetros. Com a mesma variedade de uva, a Sangiovese, a diferença de preço só pode ser explicada pelo trabalho de marketing. Segundo Marco, depois que foi para Holywood e apareceu em muitos filmes americano dos anos 70 e 80, o Brunello passou a ser muito procurado, tendo as suas garrafas valorizadas pela lei da oferta e da procura.

Post A Comment
  • Blogger Comente usando Blogger
  • Facebook Comente usando Facebook
  • Disqus Comente usando Disqus

Nenhum comentário :


News

[Notícias][grids]