Onde Comer

[Onde Comer][bleft]

Como fazer

[Como fazer][threecolumns]

Últimas Notícias

[Notícias][bsummary]

Como fazer feijão caseiro, leve e com sustância para o dia-a-dia

Com certeza, a Feijoada do jeito que conhecemos é uma invenção dos escravos, aproveitando restos dos senhores de engenho pelo Brasil, mas o hábito de cozinhar feijão com carnes é bem mais antigo do que podemos imaginar.

Como-fazer-feijão-caseiro-leve-sustância-para-dia-a-dia-Imagens-Gabriela-Simões
Feijoada caseira, harmonizada com Giuseppe Lovatel.
Por Miguel Brusell
Imagens: Gabriela Simões 

Vamos apresentar para vocês, uma Feijoada caseira, leve, feita em etapas, com feijões da agricultura familiar para harmonizar com um 🍷 vinho Giuseppe Lovatel, Tannat, safra 2022, de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha. A escolha do feijão, das carnes e do vinho não foi por acaso para ter o resultado que pretendíamos: Apresentar uma Feijoada caseira, para o dia à dia e um vinho perfeito para a degustação.
 
O ensopado de carne de porco com feijões teve um dos primeiros registros na antiga culinária romana e deu origem a pratos como o “Cassoulet”, francês; a “Cassoeula Milanesa”, na Itália; o “Fasole Cu Cârnați”, romeno; a “Fabada Asturiana”, do Noroeste de Espanha; o “Cocido Madrileño” e “Olla Podrida”, também espanhóis, e a “Feijoada” de Província do Minho no Norte de Portugal.

 
A criação e o nome da Feijoada estão relacionados com os modos portugueses de a fazer, das regiões da Estremadura, Beiras, Trás-os-Montes e Alto Douro, que misturam vários tipos de feijão, exceto feijão preto, de origem americana, enchidos, orelhas e pés de porco.



Como-fazer-feijão-caseiro-leve-sustância-para-dia-a-dia-Imagens-Gabriela-Simões-Cosme-Damiao
Achamos um feijão e a farinha no Box Cosme e Damião.
Na culinária brasileira, a Feijoada é um dos pratos típicos mais conhecidos e populares feito com feijão preto – na maioria das regiões do Brasil – e com o mulatinho ou carioquinha em Salvador e na região do Reconcavo, na Bahia; diversas partes do porco e linguiça ou paio. Depois dos devidos "refogamentos" das carnes com temperos, cozinha-se tudo, lentamente, num panelão ou, mais rápido, na panela de pressão.
 
O acompanhamento que não pode faltar é a farinha de mandioca, também tem origem americana, sendo componente básico da alimentação dos africanos e europeus que vieram para o Brasil. A nossa preciosidade, de qualidade superior e difícil de encontrar em qualquer supermercado, também fez a diferença no resultado final.

 
Independentemente da origem exata, a Feijoada evoluiu ao longo dos séculos, incorporando ingredientes e técnicas culinárias de diferentes culturas africanas e europeias. No final do século XIX, a Feijoada começou a ganhar popularidade entre a classe média urbana, principalmente no Rio de Janeiro. Restaurantes especializados no prato surgiram, e a Feijoada se tornou um símbolo da identidade cultural brasileira.

Como-fazer-feijão-caseiro-leve-sustância-para-dia-a-dia-Imagens-Gabriela-Simões-Feijão
O feijão do Box Cosme e Damião faz a diferença no final.
Hoje, a Feijoada é considerada um dos pratos típicos mais importantes do Brasil, apreciada em todo o país e também no exterior. É frequentemente servida em ocasiões especiais, como fins de semana e feriados, e acompanhada de arroz branco, farofa, couve refogada, laranja e torresmo.
 
É importante lembrar que a história da Feijoada está intimamente ligada à história da escravidão no Brasil. O prato, em sua origem, representava a resistência e a criatividade dos escravos que, com poucos recursos, criavam uma refeição saborosa e nutritiva.

 

Feijoada também é um símbolo da miscigenação cultural brasileira, reunindo influências indígenas, africanas e europeias em um só prato. Além de seu valor gastronômico, a Feijoada possui um importante significado cultural e social, sendo considerada um patrimônio cultural brasileiro.

Como-fazer-feijão-caseiro-leve-sustância-para-dia-a-dia-Imagens-Gabriela-Simões-Giuseppe-Lovatel
Giuseppe Lovatel é perfeito com feijoada.
Vamos apresentar para vocês, uma Feijoada caseira, leve, feita em etapas, com feijões da agricultura familiar. Você acredita que a escolha do feijão é um pequeno detalhe, mas o resultado final prova que não. Para ter uma Feijoada caseira e diferente, o primeiro passo é um cuidado especial na escolha dos ingredientes, não só feijão.

 
Achamos um feijão e a farinha de mandioca da agricultura familiar, no Box Cosme e Damião, no Mercado 🛒 do Rio Vermelho que fez aquela diferença no final. A maior delas: todos os grãos de feijão íntegros. Eles não dissolveram, formando aquela papa do feijão. Outra diferença é no cuidado na hora de catar já que este tipo de produto tem mais impureza.
 
O 🍷 vinho Giuseppe Lovatel, Tannat, safra 2022, de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha que conseguimos com Alexandre , da Sotero.

Ingredientes da primeira fase:
1 Kg de Feijão
300 g de Bacon
300 g costela suína salgada
300 g de carne de fumeiro
400 g de Carne de sal preso
1 calabresa artesanal
3 cenoura grande
Alho Poró
Salsão
 
Como fazer:
Junte tudo em uma panela acrescente água até cobrir e cozinhe por cerca de 40 minutos, até os feijões ficarem ao dente.


Depois de cozido, separe as carnes e os bacons.
Depois, separe, a cenoura, o alho poró e o salsão e bata no liquidificador com caldo e um pouco de feijão.
 
Separa o feijão do caldo.
 
Ingredientes e como fazer Feijoada:
Ingredientes da segunda fase:
100 ml de azeite
3 cebola branca picada
2 cebola roxa picada
6 dentes de alho ralado
1 pimentão vermelho grande
1 pimentão amarelo grande
1 pimentão laranja grande
2 tomates maduro picado
1 colher de sopa de páprica doce
1 colher de sopa de Açafrão
1 Colher de chá de pimenta branca

 
Em uma Panela refogue o azeite, as cebolas branca e roxa picada, os dentes de alho ralado, os pimentões, os tomates, a páprica doce, o Açafrão e a pimenta branca e os bacons. Acrescente as carnes, o tempero verde e o feijão cozido. Acrescente o caldo da cenoura, alho poró e salsão batidos, o Caldo do Feijão e cozinha por mais 30 minutos, em fogo baixo.

Tim, tim, bom apetite....
Post A Comment
  • Blogger Comente usando Blogger
  • Facebook Comente usando Facebook
  • Disqus Comente usando Disqus

Nenhum comentário :


Degustei

[Degustei][grids]