Onde Comer

[Onde Comer][bleft]

Como fazer

[Como fazer][threecolumns]

Últimas Notícias

[Notícias][bsummary]

Luís Eduardo Magalhães recebe Festival de Gastronomia e Cultura

Festival de Gastronomia e Cultura do Oeste da Bahia reúne amantes da cozinha regional.

Festival de Gastronomia e Cultura do Oeste da Bahia.
Fonte: Daniela Castro/Pimenta e Cominho

Está confirmada para o período de 15 a 18 de outubro a primeira edição do Festival de Gastronomia e Cultura do Oeste da Bahia. O evento acontece no Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida, popularmente conhecida como “Gruta”, no município de Luis Eduardo Magalhães, localizado a cerca de 950 quilômetros de Salvador.

Durante quatro dias, o público acompanha uma programação diversificada que inclui palestras, oficinas, encontros de capacitação, rodas de conversa, visitas técnicas e apresentações culturais locais, tudo com acesso gratuito. Além da cidade anfitriã, o Festival também contempla os saberes e sabores de outras seis cidades vizinhas: Barreiras, Formosa do Rio Preto, São Desidério, Cristópolis, Barra e Cotegipe.

“O Festival pretende redescobrir, registrar e divulgar a diversidade gastronômica dessa importante região da Bahia. Encantar pelo paladar, pelo olfato, pelo colorido, pelo talento dos chefs de cozinha e das receitas das famílias, temperando tudo com a cultura e a história”, afirma a chef Rosa Gonçalves, idealizadora e coordenadora do evento.


Chefs e Cozinheiros – Para ver sua intenção concretizada, ela conta com o apoio de um time de chefs renomados, da Bahia e de estados vizinhos, que irão participar de atividades para mostrar, na teoria e na prática, o que a cozinha do Oeste tem de melhor. O destaque fica por conta das aulas-show, durantes as quais eles ensinam receitas enquanto cozinham frente a frente com o público.

O chef Edinho Engel, do renomado restaurante Amado, em Salvador, é um dos nomes confirmados. Também já confirmaram presença chefs respeitados na capital baiana, como Caco Marinho (DOC Casual Dinning e El Cabalito), Fabrício Lemos (Al Mare), Dudu Prado (Lafayette), Valnei Assunção (Pereira) e Lisiane Arouca (Quatro Chefs) e Elmo Alves (Senac).

Teremos, ainda, o chef Clodomiro Tavares, professor da Universidade Federal da Bahia. A UFBA também enviará um grupo de alunos do curso de Gastronomia, que farão parte da equipe de apoio.

Durante o festival, os chefs de Salvador irão compartilhar sua experiência com profissionais de destaque na cena gastronômico local, como o chef Olavo do Nascimento e o selecionador e qualificador de café Jeder de Oliveira, além de convidados de outros estados como Osmane Silva, do Tocantins, e Emiliana Azambuja e Gilmar Borges, ambos de Goiás. O italiano Fabrizio Abbate, radicado na Bahia, traz a bagagem internacional do restaurante que leva seu nome, em Porto Seguro.


Estrutura – O Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida tem capacidade para receber mais de cinco mil pessoas por dia. É espaço suficiente, portanto, para abrigar os 60 estandes do evento, que servirá de vitrine também para pequenos produtores da agricultura familiar, além de trabalhadores do campo, organizações de economia criativa e solidária e atividades da área de piscicultura.

Produtos artesanais como queijos, geleias, biscoitos, pães, embutidos e defumados terão lugar de destaque nos estantes, com direito a degustação. Práticas culinárias típicas da região, como o costelão e o porco no rolete, influências da forte presença de imigrantes gaúchos, também terão espaço garantido na “Gruta”.

A estrutura contempla, ainda, auditório com 200 lugares, palco para apresentações artísticas e três espaços para a realização de oficinas. Os visitantes também não podem deixar de conhecer um ambiente batizado de “Cozinha do Interior”, de onde sairão “tachadas” de comidas como moqueca, arroz de carreteiro, baião de dois, vatapá e paella do serrado, que revelam a diversidade gastronômica da região.


Parceiros – O Festival de Gastronomia e Cultura do Oeste da Bahia é uma realização da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, da Escola de Culinária Rosa Gonçalves, com patrocínio do Sebrae e apoio da ACELEM.

Participam como apoiadores do evento a Bahiapesca, Cesol (Centro Público de Economia Solidária da Bahia), Umob (União dos Municípios do Oeste da Bahia), Miolo Wine Group, Terramac Empreendimentos Imobiliários e Laticínios Campanella.

O evento também conta com a parceria de restaurantes e empresa locais, além de instituições como o Centro de Tradições Gaúchas Sinuelo dos Gerais, considerado o maior CTG do mundo.

Serviço:
O quê: Festival de Gastronomia e Cultura do Oeste da Bahia.
Quando: 15 a 18 de outubro (quarta a sábado)
Onde: Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida (Luís Eduardo Magalhães)
Ingresso: Gratuito
Programação completa, informações e inscrições: lemgastronomia.com


Post A Comment
  • Blogger Comente usando Blogger
  • Facebook Comente usando Facebook
  • Disqus Comente usando Disqus

Nenhum comentário :


Degustei

[Degustei][grids]