O que é que a Bahia tem

[O que é que a Bahia tem][bsummary]

Onde Ficar

[Onde Ficar][threecolumns]

Onde Comer

[Onde Comer][bleft]

Abel Moreira, o alquimista das bebidas especiais

Responsável pela carta de bebidas do Clube de Negócios The Latvian Business e Lounge - que inclui o restaurante aberto ao público Leto Gastronomia -, o bartender e mixologistas Abel Moreira, transforma ingredientes brutos em algo novo, valioso e delicioso.

Abel-Moreira-alquimista-bebidas-especiais-prepara-Qahwa-Groni
Abel é o responsável pelo bar do The Latvian Business e Lounge.
Por Miguel Brusell
Imagens: Gabriela Simões
 
O hábito de misturar bebidas alcoólicas com outros ingredientes para criar bebidas especiais remonta à antiguidade. Há registros de misturas de bebidas alcoólicas com mel, ervas e frutas entre os  egípcios e os gregos há mais de 4 mil anos, mas o coquetel ou drink como conhecemos hoje teve o seu grande desenvolvimento a partir do século XVIII, nos Estados Unidos, acredita-se que em Nova Orleans.



Abel-Moreira-alquimista-bebidas-especiais-prepara-Qahwa-Groni-Abel-Moreira
Uma novela despertou a curiosidade do garoto de Salvador. 
Segundo o dicionário inglês Oxford, o termo Coquetel ou Cook-Tail (rabo de galo) foi usado, pela primeira vez em um jornal de Nova Orleans, para descrever uma bebida feita a partir de misturas, sendo comparada aos cavalos de corrida que não eram raça pura e tinha os rabos cortados. Teria sido usada como algo metafórico de uma coisa misturada. A mistura é exatamente onde está a mágica ou alquimia de quem faz a bebida.

Uma novela da Rede Globo de Televisão, que tinha um bar como um dos seus cenários, despertou a curiosidade do garoto crescido na Vasco da Gama, em Salvador, para a profissão de Bartender ou Barmam, como também, são chamados. O caminho até a chefia dos bares de um dos clubes e restaurantes mais requisitados de Salvador foi longo. A régua e o compasso foram conquistados nas aulas do Senac, onde fez a primeira graduação.

 
Abel-Moreira-alquimista-bebidas-especiais-prepara-Qahwa-Groni-Gabriela-Simões
 Para o Comida da Bahia, Abel preparou o Qahwa Groni.
O caminho pelo mundo ele traçou em 22 anos de trabalho passando por São Paulo, México, um breve intercambio na Itália e de volta à Salvador. “Os lugares que estive tem uma forte tradição de coquetelaria e todos estão refletidos no meu trabalho. Em cada drink que preparo tem um pouquinho de cada lugar que passei”, revela. “Para trabalhar nesta profissão, tem que ser criativo e conhecedor dos diversos ingredientes que temos para refrescar e surpreender quem faz a opão por um drink ou coquetel”, completa.

Para se destacar na sua profissão de misturar ingredientes diversos com bebidas alcoólicas, Abel Moreira oferece uma variedade de drinks preparados com destilados e vinhos especiais que harmonizam com os pratos oferecidos no restaurante. Para o Comida da Bahia, Abel preparou o Qahwa Groni feito com gelo translúcido, Vermuth, Café, Gin Alma, Campari e Pimenta.


 
Além desta delícia, a carta preparada por Abel reúne coquetéis como The Juniper - feito com whisky Bourbon, maracujá fresco, suco de limão siciliano, xarope simples e noz moscada - e Sagrado Profano – que leva uma folha de limão, folha de capim santo, cachaça branca, mel, suco de limão e suco de Tamarindo.
 
Post A Comment
  • Blogger Comente usando Blogger
  • Facebook Comente usando Facebook
  • Disqus Comente usando Disqus

Nenhum comentário :


News

[Notícias][grids]